Flavio José - A Natureza das Coisas

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Reflexão do Segundo estudo em grupo do GEAC-inclusã a partir do texto:Novas práticas de leitura e escrita:Letramento na cibercultura de: Magda Soares


Eu já havia estudado no curso Pró Letramento( Programa de Formação Continuada de Professores do Ensino Fundamental) sobre alfabetização e letramento; foi muito interessante revê-los, e entendi que a diferença entre eles é a seguinte: Alfabetização se dá somente nas habilidades de leitura e escrita, enquanto o Letramento, vai além de codificar e decodificar. Mas também para usar essas habilidades em práticas sociais é necessariamente saber ler e escrever que vai de ler e escrever um pequeno texto a um outro mais complexo.
Assim como o uso da tecnologia tem os alfabetizados, eu me encontro nesse processo e que tenho muito o que aprender para me tornar letrada digitalmente.

2 comentários:

Rita Rezende disse...

O interessante Cristina é que fazemos toda esta confusão para entender um processo de alfabetizar-se, sendo que todos eles diz simplismente do aprender.E o que difilculta tudo isso é o nosso jeito fazer desse processo o menos complicado possível.

Delian disse...

concordo quando você fala do papel que o professor exerce,que é o fazer pedagógico,e muitas vezes a gente termina praticando outro e vice verso.