Flavio José - A Natureza das Coisas

domingo, 21 de setembro de 2008

Reflexão (Comunidades Virtuais)

As comunidades virtuais são interações de grupos à distância que trazem informações coletivas nas quais há trocas mútuas de aprendizagens e de conhecimentos, passando assim a compartilhar e a respeitar as diferenças desses grupos sociais. Assim como as comunidades, o blog também necessita de opiniões e manutenção, pois sem alimentá-los e questioná-los ele deixa de ter seu objetivo que é de colaboração, aprendizagem cooperativa e outros.

7 comentários:

bete disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
bete disse...

Para que aconteça de fato conhecimentos é necessário que haja a comunicação de seus usuários. Através de reflexões, comentários, interação, assim se formam as comunidades virtuais e a construção dos conhecimentos e aprendizagens colaborativas.
Piajet também considera a cooperação como fator fundamental no desenvolvimento humano.Ela favorece o equilibrio nas trocas sociais. O autor diz que " O ser social de mais alto nível é aquele que consegue relacionar-se com seus semelhantes de forma equilibrada. (PIAJET citada por QUEIROZ; OLIVEIRA, 2004).

Dani disse...

Oi Lé!
As comunidades exercem um papel importante em nossa sociedade, através delas podemos ampliar novos conhecimentos.Confabulando sobre vários assuntos e temas polêmicos que gostamos ou não.

Géu disse...

É Cristina ,os blogs necessitam de comunicação,é importante ver que os blogs apresentam uma dinamica de comunicação diferente dos chats das listas de discussão. Não é exatamente uma "conversa" como um chat, são pontos de vista que se complementam.Nos blogs expomos nossos pontos de vista que completa idéias e repercute mais rapidamente. Podemos agregar pessoas em comunidades estabelecendo laços/links com outros blogs e assim a interatividade vai crescendo
dentro dos outros blogs.

Simone disse...

As comunidades virtuais diante desse mundo moderno tem ajudado bastante á relação inter-pessoal entre os seres humanos, por esta razão acredita-se que as mesmas tem diminuido o distanciamento entre as pessoas. Más para que de fato essas aproximações sejam realizadas com sucesso é necessário realmente alimentar esses diálogos constantimente.

Simone disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sule disse...

Querida Cris!Estamos novamente acompanhando as produções de vocês nos blogs! Percebi que desde a nossa última visita, você não voltou a trabalhar na sua reflexão sobre comunidades!

Querida! Indicamos quatro textos para leituras e solicitamos que na reflexão vocês apresentassem os pontos comuns entre os textos. Nós três (eu, Adriane e Bonilla),enquanto professoras que tem acompanhado o caminhar de vocês um pouco distante,só conseguiremos evidenciar que as leituras foram realizadas quando estas estiverem apresentadas e articuladas em suas produções...E não é apenas trazer os autores! É sim, articular, dialogar, mostrar o que Cristina entendeu e como pode trazer para fundamentar esse entendimento os autores.

Iremos insistir nessa tecla sempre... É importante para tua formação começar a articular teus estudos, os autores e as reflexões. Compreenda a necessidade de começar a articular teus estudos com tuas reflexões, pois esse processo tanto na atividade Oficina de computação quanto nas outras atividades, tem como finalidade estimular professores produtores, autores e co-autores de conhecimento e cultura. E os textos que indicamos para leituras não estão imerso no contexto de formação de vocês apenas para ser "mais um no meio da multidão".
Vamos em frente... Estamos apenas no primeiro ciclo, temos muito a trocar, a aprender e a viver!
Bjinhos
Sule